domingo, 4 de abril de 2010

Estafeta Nacional "Pobreza e Exclusão: Eu passo!"

O PIEC associa-se à celebração do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social, com a organização de uma Estafeta Nacional intitulada "Pobreza e Exclusão: Eu passo!". Esta iniciativa ligará todo o país, levando à passagem de um testemunho de jovem para jovem e por todos os que queiram participar, a título individual ou enquanto elemento de qualquer instituição social que se queira associar (ISS, CPJCR, IPJ, IPSS, Autarquias, Forças de Segurança, Protecção Civil, Programa Escolhas, Escolas, ONG e Associações Juvenis). A iniciativa mobilizará os 150 grupos–turma da Medida PIEF – Programa Integrado de Educação Formação e terá início no dia 13 de Abril em Lisboa, deslocando-se de norte a sul do país, do litoral ao interior, percorrendo um total de 1800Km em 37 dias, e conta já com a adesão de inúmeras entidades, públicas e privadas. Irá terminar no dia 21 de Maio na capital do país.

A nossa turma irá participar, se tudo correr de acordo com o planeado, em duas etapas: Almodôvar, 22 de Abril, dinamizando actividades que acolherão a chegada da estafeta, e, uns dias mais tarde, em Évoramonte, correndo com alma, pernas e coração.

Os objectivos deste evento são:

1. Dar visibilidade ao fenómeno da pobreza e da exclusão social como um problema que respeita a todos os cidadãos;
2. Estreitar a articulação já existente, criando novas oportunidades de trabalho, entre o PIEC e as instituições sociais que de algum modo trabalham connosco;
3. Incentivar a participação dos jovens em PIEF numa causa justa contribuindo, por um lado, para a sua reintegração social de um modo activo e, por outro, promovendo entre os alunos, e entre estes e as várias instituições públicas e privadas, conceitos solidários de cidadania.



Trata-se de uma iniciativa dirigida a todas as instituições públicas, privadas e cooperativas, com responsabilidades no mercado social, especialmente vocacionadas para crianças e jovens, que apresentem políticas e respostas promotoras da inclusão e da cidadania, com enfoque nas questões educativas e formativas. Esta iniciativa é, ainda, dirigida à sociedade civil em geral, considerando que qualquer cidadão jovem, em representação de uma instituição, poderá integrar a estafeta e participar nas iniciativas que a mesma irá despoletar localmente. Sendo assim, pretendemos convidar toda a comunidade de Reguengos de Monsaraz e arredores a participar neste evento. Juntem-se a nós!

Sem comentários:

Enviar um comentário