segunda-feira, 8 de março de 2010

5ª sessão "Quero Ser+" / Terça-feira, 11:45 - 13:15.

Uma vida profissional na primeira pessoa…

Ora bem....

Terminado o 9ª ano e depois dos testes de orientação vocacional, a minha vocação estava voltada para as artes ou mecânicas, tive que mudar de escola visto que Liceu onde tinha terminado 9ª ano não tinha essa valência, indo assim para a escola industrial.
Fiz do 10 ao 12º o curso tecnológico de artes e ofícios, onde aprendi um pouquinho de cada ofício artístico, assim como a pintura, a escultura, a arquitectura.
Grande parte dos meus colegas seguiu o curso de artes na universidade de Évora, eu quis a arquitectura e fui para Lisboa, onde estudei 5 anos, ficando assim com a licenciatura, não sendo ainda arquitecta.
Fiz então um estágio com o Arq. Nuno Ribeiro Lopes, durante 1 ano. Este estágio é exigido pela Ordem dos arquitectos para poder vir a exercer a profissão é obrigatório a inscrição.
Após esse ano fiquei finalmente arquitecta.
Fui convidada para ir dar aulas para a turma de Construção Civil da EPRAL, mas como não tinha um curso de formadora, não pude. Como tal fui fazer essa formação, mas quando a terminei, a proposta já não estava em pé. Mas outras vieram, e de vez em quando dou formações pós-laborais de "CAD" (Desenho Assistido por Computador).
Continuei a trabalhar com esse arquitecto, em vários projectos muitos deles nos Açores. 3 anos depois o arquitecto convidou-me para criar uma empresa, visto que ele trabalhava em nome individual (recibos verdes). a nossa empresa, tem agora 1 ano e 9 empregados, 7 deles arquitectos.
tenho muitos projectos nos açores como é o exemplo do Centro de interpretação dos Capelinhos, já nomeado para um prémio europeu de arquitectura; Cancela do Porco, um turismo rural na ilha do pico, casas individuais, centros de apoio aos visitantes, etc.
em Évora ganhamos recentemente um concurso para fazer o projecto da acrópole, ou seja, a requalificação do espaço publico em torno do Templo romano de Évora.
Temos também 2 projectos para a Modernização de 2 escolas Secundárias (Portalegre e Moura) no âmbito da Parque Escolar.


Sara Potes

Sem comentários:

Enviar um comentário