segunda-feira, 15 de março de 2010

6ª sessão "Quero Ser+" / 17/04, Quarta-feira, 11h45-13h15.


Rui Vinagre nasceu em Lisboa no ano de 1977, tendo vivido em Sines até ao ano de 1995. Iniciou o estudo da Guitarra Portuguesa em Coimbra no ano de 1996 na Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra e posteriormente na Escola da Guitarra, da Viola e do Fado de Coimbra.
Em 1998 cria e desenvolve o Projecto “Despertar”, composto essencialmente por um repertório do mestre Carlos Paredes.
Este músico preocupa-se em executar a Guitarra Portuguesa com as técnicas correctas existentes, através de repertório tradicional, e dedica-se à composição temas no âmbito de novos e originais caminhos para o instrumento. Em 2002 inicia o projecto TRILHOS – “novos caminhos da guitarra portuguesa”.
Rui Vinagre apresenta-se em público a Solo em Duos, Trios e Quartetos, colaborando pontualmente com diversas iniciativas de âmbito cultural e social podendo ser visto em palco por vezes como músico convidado em diversos projectos musicais de diferentes origens.
Ao executar a Guitarra Portuguesa, divulga um instrumento único de uma cultura que se encontra em permanente expansão pelo mundo, enquadrando-o em diversos géneros e estilos que englobam a música tradicional portuguesa, a música clássica, o jazz, a música de dança, promovendo uma fusão, em que o som deste instrumento, normalmente associado ao “fado” se enquadra de forma única.


http://www.myspace.com/ruivinagre
http://www.myspace.com/trilhosdaguitarra

Sem comentários:

Enviar um comentário